Se Dhomini foi eliminado por causa da história do cachorro, culpa é da Globo

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

  • Reprodução

    Dhomini ouve o discurso de Bial momentos antes de ser anunciada a sua eliminação do "BBB13"

    Dhomini ouve o discurso de Bial momentos antes de ser anunciada a sua eliminação do "BBB13"

Ao deixar o “BBB13” na última terça-feira, eliminado com 54% dos votos, Dhomini se deu conta de que a derrota para Anamara poderia ser creditada, em parte, à enorme repercussão de uma história que contou durante o confinamento, na sexta-feira, 18. "Não acredito que perdi por causa dessa história", disse.

Captada por quem assistia à transmissão 24 horas, em canal pay per view, a história do cachorro que mordeu Dhomini e, em consequência, teve os dentes arrancados a golpes de machado, se espalhou de forma viral pelas redes sociais e sites que acompanham o “BBB”.

Em questão de horas, o Ministério Público de Goiás já havia se manifestado a respeito, falando de investigar o caso. Associações de defesa dos animais opinaram, escandalizadas, pedindo a cabeça de Dhomini. Uma parte do público, que simpatizava com o candidato, imediatamente o renegou.

A solução mais simples para o caso teria sido, na sexta-feira à noite, o apresentador Pedro Bial perguntar ao vivo a Dhomini sobre o incidente. Confrontado, o candidato certamente diria que foi uma brincadeira e a história ficaria por aí. Nada disso, porém, ocorreu.

Como Boninho reagiu ao fato? O diretor optou por ignorar a história no programa. Nenhuma menção ao caso foi feita entre as edições de sexta (18) e terça (22). Ou seja, por cinco dias, o episódio ficou fervilhando nas redes sociais e em sites, sem qualquer reação da Globo.

No domingo (20), no intervalo do programa exibido ao vivo, Dhomini disse a Yuri que a história contada dois dias antes era uma brincadeira. Houve quem suspeitasse que a menção ao assunto tenha sido uma sugestão do diretor Boninho.

Não tenho informações a respeito, mas não vi no episódio uma tentativa da Globo ou da direção do “BBB” de tentar “abafar o caso”. Diferentemente da suspeita de estupro, que pairou sobre o modelo Daniel no “BBB12”, a história contada por Dhomini não implicava em problema algum para o reality, uma vez que se referia a algo ocorrido no passado.

Não havia motivo para “abafar” o caso. Vi, sim, inabilidade e incompreensão sobre o impacto das redes sociais e da internet, de um modo geral, sobre o desenvolvimento do “BBB”. O mais curioso é que isso tenha ocorrido no núcleo do diretor Boninho, que inclui também “Vídeo Show” e “The Voice Brasil”, entre outros, justamente um dos que mais se preocupa com o uso das redes sociais aplicado aos próprios programas.

Se Dhomini perdeu para Anamara por conta da repercussão desta história, contada dentro do “BBB”, a culpa pela sua eliminação só pode ser creditada a quem não deixou o assunto vir à tona no programa.

Dhomini
Dhomini
#uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','22945')

Comente no Facebook